O moletom, hoje é um item que é considerado uma peça essencial e popular dentro do streetwear, mas nem sempre foi assim. Nós da Hipnoise desenvolvemos este guia para falarmos sobre a origem do moletom, como foi introduzido e adaptado para a moda de streetwear, quais suas principais características e benefícios além de falarmos sobre a variedade de modelos de moletons e como incorporá-los para cada ocasião.

A Origem e História da Blusa de Moletom:

As blusas de moletom, com sua história rica e versatilidade inegável, surgiram como um símbolo de conforto e praticidade, antes de serem incorporadas ao universo da moda streetwear. Sua jornada desde as origens funcionais até se tornarem ícones de estilo na moda urbana reflete uma evolução marcada por influências culturais, sociais e artísticas.

As blusas de moletom, foram originalmente concebidas como peças funcionais para manter os trabalhadores aquecidos, porém, elas evoluíram para se tornarem ícones de estilo na moda streetwear. Durante o século XX, sua popularidade cresceu, sendo associadas ao lazer e à casualidade. Nos anos 1970 e 1980, o movimento hip-hop e skate incorporou as blusas de moletom, e marcas como Adidas e Nike tornaram esse item em elemento essencial do guarda-roupa urbano. No século XXI, marcas como Supreme e Off-White as elevaram e popularizaram ainda mais dentro do movimento de streetwear, colaborando com artistas e lançando edições exclusivas. 

Assim, as blusas de moletom se tornaram um clássico contemporâneo da moda streetwear, oferecendo conforto e estilo para uma geração ávida por autenticidade e possibilitando que diversas marcas de streetwear autorais renomadas como a Huf, Midas Touch, The Saint Mafia, VIHE, Privê, dentre outras marcas fizessem também suas próprias versão dessa peça que acabou se tornando um item clássico da moda.

Caracteristicas e Beneficios do Moletom Streetwear:

Textura Suave e Aconchegante: O moletom é geralmente feito de algodão macio e poliéster, proporcionando uma sensação agradável ao toque e mantendo o usuário confortável durante todo o dia.

Isolamento Térmico: O tecido de moletom é conhecido por sua capacidade de isolamento térmico, mantendo o calor corporal em climas mais frios e proporcionando conforto adicional nos dias frescos.

Resistência e Durabilidade: As fibras do moletom são resistentes e duráveis, o que significa que as blusas feitas desse material são capazes de suportar o uso frequente e as lavagens repetidas sem perder sua forma ou qualidade.

Flexibilidade e Elasticidade: O moletom é conhecido por sua elasticidade, o que proporciona liberdade de movimento e conforto ao usuário, sem comprometer o ajuste ou a estrutura da peça.

Variedade de Modelos de Moletom Masculino e Como Usar para Cada Ocasião:

Na Hipnoise nós fazemos uma curadoria das melhores marcas nacionais e internacionais de streetwear, disponibilizando peças exclusivas de marcas autorais, que inclui uma variedade de modelos de blusa de moletom como: moletom careca, moletom canguru, moletom com capuz e moletom com zíper e capuz:

Moletom Careca: Também conhecido como “crewneck”, este estilo de blusa de moletom possui um decote redondo e não tem capuz. É um design clássico e versátil que oferece um visual simplificado e elegante.

Ocasiões ou Encontros Casuais: O moletom careca é perfeito para o dia a dia e eventos diversos. Combine-o com calças jeans ou calças de moletom para um visual descontraído e confortável. Outra opção para dias mais frescos é adicionar camadas, como usar o moletom careca com uma jaqueta jeans por cima. 

Moletom Canguru: Este modelo apresenta um bolso canguru na parte frontal que oferece praticidade e estilo. É uma escolha popular para quem procura um toque descontraído em sua vestimenta, além de ser funcional. Esse modelo pode se apresentar tanto com quanto sem capuz.

Atividades ao Ar Livre: O bolso canguru oferece praticidade para guardar itens essenciais durante atividades ao ar livre, como caminhadas ou passeios de bicicleta.

Look Urbano: Combine o moletom canguru com uma calça jogger e tênis de cano alto para um visual urbano e moderno.


Moletom com Capuz:
Um dos estilos mais populares, o moletom com capuz, como o nome já diz, possui um capuz ajustável, oferecendo proteção extra contra o frio e um visual urbano e moderno.

Dias Frios: O capuz oferece proteção extra contra o frio, tornando-o ideal para dias mais gelados. Use-o com uma jaqueta corta-vento por cima para um look estiloso e funcional.

Estilo Streetwear: O moletom com capuz é um item básico do estilo streetwear. Combine-o com calças cargo e um boné para um visual autêntico e despojado.


Moletom com Zíper e Capuz: Este modelo combina o estilo do moletom com capuz com a praticidade de um fecho de zíper na parte frontal. Ele permite ajustar a abertura da blusa e é uma ótima opção para quem busca versatilidade e conforto.

Camadas: O fecho de zíper permite ajustar a abertura da blusa, tornando-o ótimo para camadas. Use-o sobre uma camiseta básica ou uma camisa para um look mais sofisticado.

Esportes Urbanos: Para atividades esportivas urbanas, como skate ou ciclismo, o moletom com zíper e capuz oferece conforto e estilo e praticidade para tirá-lo e colocá-lo. Combine-o com uma calça cargo ou uma bermuda e um par de tênis esportivos.


Com essas dicas da Hipnoise você pode aproveitar ao máximo seu moletom streetwear em uma variedade de ocasiões, mantendo-se confortável e estiloso em qualquer situação.

 

Deixe um comentário