O streetwear e a moda casual são dois estilos distintos que têm ganhado cada vez mais destaque no mundo da moda. Enquanto o streetwear é conhecido por sua influência urbana, com raízes nas subculturas do skate, hip-hop e cultura de rua, a moda casual é caracterizada por peças mais tradicionais e versáteis, adequadas para o dia a dia. Unir o estilo do streetwear com a funcionalidade e praticidade do estilo casual resultam num outfit versátil e adaptável para diversas ocasiões. Neste guia da Hipnoise vamos te contar um pouco mais sobre esses dois estilos e dicas úteis e práticas de como mesclar esses estilos.

Moda Casual

A moda casual teve sua origem no final do século XIX e início do século XX, quando as vestimentas formais começaram a perder popularidade. Foi durante os anos 50 e 60 que a moda casual realmente ganhou destaque, impulsionada pelo movimento hippie e pelo surgimento do estilo “pronto para vestir”. A década de 80 marcou o ápice da moda casual, com a popularização de marcas esportivas e o surgimento de estilos como o sportswear.

Caracterizada por peças confortáveis e versáteis, a moda casual é conhecida por seu estilo descontraído e acessível. As roupas casuais incluem camisetas, jeans, calças chino, camisas polo, entre outros itens básicos do guarda-roupa contemporâneo. A praticidade e o conforto são fundamentais na moda casual, que valoriza a simplicidade e a funcionalidade.

Ao longo dos anos, a moda casual evoluiu para incorporar elementos de diversos estilos, como o streetwear, o estilo urbano e o athleisure, resultando em uma ampla variedade de opções para todos os gostos e ocasiões. Hoje em dia, a moda casual é uma escolha popular para o dia a dia, proporcionando conforto e estilo sem abrir mão da praticidade.

Moda Streetwear

A moda streetwear teve suas origens nas ruas urbanas, influenciada por subculturas como o skate, hip-hop e surf. Surgiu nos anos 70 e 80 como uma expressão de individualidade, rebeldia e expressão, e é caracterizada por peças confortáveis e despojadas, como camisetas, moletons, bonés e tênis. Ao longo do tempo, evoluiu para um movimento global, incorporando elementos da cultura urbana em designs únicos e estilos autênticos. A moda streetwear valoriza a autenticidade, a criatividade e a diversidade, e é frequentemente associada à cultura jovem e à expressão pessoal.

Como mesclar esses dois estilos

Para ajudar você a mesclar esses dois estilos, vamos falar primeiramente quais as peças chaves essenciais de cada um desses estilos, facilitando a visualização de como essa mistura pode ser feita de forma prática e versátil:

No streetwear, as camisetas estampadas, principalmente as de modelagem Oversized, são peças-chave que oferecem conforto e estilo, com designs ousados e estampas marcantes. As camisetas estampadas são uma opção certeira de peça streetwear que facilmente é combinada com outros estilos e peças.

Entre outras peças essenciais da moda streetwear estão as calças de modelagem bem ampla, podendo ter detalhes únicos como estampas, bolsos, rasgos… 

Além das peças de vestuário extremamente características da moda streetwear, temos também os acessórios que mudam instantaneamente qualquer visual casual em algo muito mais urbano e autêntico como bonés, buckets, gorros e bags.

Por outro lado, na moda casual, as calças jeans são uma escolha popular, oferecendo muita versatilidade e praticidade, conferindo um visual descontraído porém clássico. As camisetas lisas também são itens fundamentais, proporcionando funcionalidade para diversas ocasiões. A Blusa de moletom é outra peça que também se encaixa no estilo casual, sendo muito confortável e prática.

Mesclar esses dois estilos pode resultar em looks muito interessantes e cheios de personalidade. Por exemplo, você pode combinar uma camiseta streetwear lisa com uma calça de modelagem mais ampla e com detalhes autênticos para um visual que equilibra conforto e estilo urbano. Ou então, optar por uma blusa de moletom com uma estampa estilosa ou textura interessante e uma calça jeans para um look mais casual e confortável.

Homem usando camiseta e calça streetwar

Além disso, existem muitas peças que já mesclam em seu design ambos os estilos, como é o caso da calça cargo streetwear e diversas outras peças que foram adaptadas da moda casual para moda streetwear apenas com uma adaptação na modelagem e personalização de estampas. A camiseta streetwear é uma ótima exemplificação dessa adaptação da moda casual para a streetwear.

Homem usando camiseta streetwear

Você pode experimentar também a combinação de um moletom careca com uma calça cargo streetwear e uma camisa streetwear por baixo para um visual que mistura elementos de ambos os estilos de forma harmoniosa. A chave é encontrar um equilíbrio entre as peças, escolhendo cores e estampas que se complementam e criam uma aparência equilibrada e coerente.

Homem usando moletom streetwear verde

Em resumo, mesclar streetwear e moda casual oferece uma infinidade de possibilidades para criar looks únicos e autênticos. Não tenha medo de experimentar e encontrar o seu próprio estilo, misturando o melhor dos dois mundos para um visual que é totalmente seu e também não esqueça que detalhes como os acessórios fazem a total diferença no seu outfit final.

Todas essas peças você pode encontrar na nossa loja, onde reunimos as melhores peças das melhores marcas streetwear importadas e nacionais para oferecer o melhor em questão de qualidade e estilo, não deixe de conferir e garantir seu kit!

Deixe um comentário